Este futuro imaginado está a apenas quatro anos de distância. E apesar de os carros ainda não voarem nem haver máquinas que transformam lixo comum em energia nuclear, os televisores já são mais finos que um dedo e as pessoas já podem jogar numa consola sem precisarem de um comando.
No entanto, ESTA sempre foi a invenção que se destacou do filme. Atacadores automáticos. Power-laces. Tal como o vídeo sugere: Calçar e eles apertam-se.
Ontem, depois de uma campanha de marketing viral que foi espalhada graças a este vídeo, a Nike pôs à venda as Nike MAG, que são iguais (semelhantes, vá) em tudo aos do filme...
OR ARE THEY?
Não. Não têm power-laces. E isso é chato. Claro que o que é chato para mim não é chato para outras pessoas. Nestes sapatos, para mim, só há três coisas que não mo fazem comprar:
- Power-laces (embora isto não seja crucial. Eu comprava. É por uma boa causa.);
- Só aceitam licitações dos EUA (lá está, outra coisa que podia ser contornada caso eu não sofresse de...)
- Falta de carcanhol.
A Nike está a apoiar a Michael J. Fox Foundation, que tem como objectivo erradicar a doença de Parkinson, com a qual o próprio Michael J. Fox vive desde 1991 e que lhe encurtou uma carreira fantástica, com sucesso na TV e no cinema. Cada par já vale entre os 5 mil e mais de 10 mil dólares (!!!), e o valor de cada par vendido vai ser duplicado por Sergey Brin (co-fundador da Google. Ele tem massa.) e pela sua mulher até um máximo de 50 milhões de dólares.
Lá fui ver a FAQ e, no meio de tanta pergunta minimamente óbvia, encontro esta:
Q: DO THE 2011 NIKE MAG SHOES POWER-LACE?No. For the power-lace feature you will have to wait until 2015.
O que é que eles querem dizer por "esperar até 2015"?... Será que...? Era fantástico. Mas temos mesmo de esperar até 2015?
Segundo Blake Bevin, não.
Bevin está a criar a primeira produção em massa de sapatilhas com power-laces. Conseguiu juntar 25 mil dólares através do Kickstarter (um site de recolha de fundos para projectos independentes) e está a preparar-se para ficar rico. Só há um problema: A Nike tem patente sobre os atacadores. Ora que porra.
Portanto, o que é que nós, geeks com pouco/não tanto dinheiro podemos fazer? Esperar. Pelo menos até 2015.
Mais um vídeo só para acabar: Um trailer promocional das Nike MAG, com Bill Hader (Saturday Night Live) e... Algumas participações especiais. :)
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