domingo, 8 de janeiro de 2012

Vá. Pensamentos sobre os TCN Blog Awards 2011.

Este é o resumo de uma tarde em que beijei a orelha de um gajo e fui apalpado por uma rapariga que não era a minha namorada.

Correu tudo bem.

O chato foi no final, queria ter falado com algumas pessoas e não houve oportunidade. Paciência.

Quanto aos vencedores: Justos? Falo daquilo que sei: O TV Dependente foi um justíssimo vencedor de todos os prémios que ganhou. Não só pela popularidade, mas pela qualidade dos conteúdos. E não digo isto porque tenho lá amigos (tenho amigos em vários blogs), nem porque no final elogiaram a minha co-apresentação da cerimónia (juntamente com o Jorge), nem porque disseram que canto bem: Digo isto porque é verdade.

Na Melhor Iniciativa venceu, acima de tudo, o cinema português. Não sei se o ICA cedeu à pressão da petição para que José e Pilar fosse o representante nacional para o Oscar® (tem de ser) de Melhor Filme Estrangeiro, mas aquilo que o Tiago Ramos iniciou pode ter feito com que mais gente se interessasse por ver o filme em questão.

Ontem à saída do Turim ou ao jantar (já não me recordo muito bem) estávamos a discutir a temática "Porquê ser um blogger e não um redactor de um site" e a resposta foi muito simples: Independência de critérios. Quando se vai ver um filme, o público quer opiniões de alguém igual a eles, não de críticos pseudo-intelectuais que, por vezes, criam um duplo ou triplo ou múltiplo sentido nos filmes.

OK, nós bloggers não somos tão levados a sério pelas distribuidoras, o que pode ser mau (uma frasezita numa caixa de um filme com o nome do autor e do blog seria sempre engraçado), mas somos melhor considerados pelas pessoas que vão ao cinema e que fazem com que a máquina continue a funcionar - embora a um ritmo cada vez mais lento (blame it on the government, the taxes, the big business and the small minded executives).

É a opinião de pessoas como eu e outros que faz com que haja imensa gente que não goste de um filme específico que, por acaso, até teve o lugar de José e Pilar aqui há um ou dois anos.

Foi pena não ter ido ninguém da Empire receber o prémio. Mas será entregue. E já que falamos de revistas: Lamento que levem tão a peito algumas coisas. Quem diz a verdade não merece castigo. Se bem que eu podia ter sido mais simpático e podia ter dito "fénix". Mas "zombie" tem muito mais impacto. E é mais másculo. "Fénix" é um bocado amaricado. Na minha opinião, claro.

Destaco quatro dos apresentadores dos prémios: Luís Silveira e Castro, que pareceu não levar a mal o que disse sobre o MSN Cinema (vide ditado popular no parágrafo acima); António Pascoalinho, que não se importou que eu lhe apertasse a bochecha; João Quadros, com uma postura inquieta e com a sua saída fabulosa da sala e Anabela Moreira, que tratou de nos corrigir logo em relação à sua participação nos Morangos com Açúcar. O IMDb tem falhas graves, portanto.

Próximo ano, eu e o Jorge (um fabuloso colega de batalha, ainda para mais sendo ele um estudante de Medicina em época de exames!) fomos convidados pelo Miguel Reis para voltarmos a apresentar. Um grande amigo meu disse-me logo: "Aceita." E é o que faço. Tal como disse, "sou uma p***". E adiciono aqui "do entretenimento de mínima qualidade." Quanto ao Jorge não sei, mas gostava que ele aceitasse também.

Avisam-se os leitores que para o ano vão haver mudanças na nomeação e na votação dos prémios. Mais detalhes no Cinema Notebook durante os próximos dias. Mas digo-vos: Se gostavam de ganhar aquilo e, eventualmente, enriquecer a vossa colecção de DVDs ou forrar as paredes com posters de filmes, enviem as candidaturas quando vos for solicitado.

Se eu (ainda) fosse um blogger de cinema ou TV, gostava de ganhar uma daquelas estatuetas de acrílico. Fica bem numa qualquer estante. Ou com um naperon por baixo. Se tiverem uma TV antiga dá um efeito giro.

Deixo-vos com dois itens multimédia.

O primeiro é um vídeo que muitos (ou duas ou três pessoas, pelo que tenho lido) consideram o momento épico da tarde:


O segundo é uma foto dos goodies: A tshirt que usei como apresentador, o guião (assinado por mim e pelo Jorge), um crachá de Heroes oferecido pela Ana Alexandre, do Split Screen (não, não conta como suborno para no próximo ano eu alterar os nomes dos vencedores, caso pensem isso) e... Uma prenda que me ofereceram. :)

Até para o ano.

1 comentário:

  1. Opá e com isto... fizeste-me ter vontade de voltar para o ano!

    Hei-de falar também mais em pormenor sobre o que achei da cerimónia mas referiste aí os meus momentos preferidos também.

    Acima de tudo, penso que a tarde trouxe vencedores justos, muita festa - ao contrário do que, segundo alguns, seria de esperar - e um grupo de pessoas ímpares que trabalha bem num país que lhes dá pouquíssimo valor e tenta, ano após ano, fazer a diferença. Porque ao contrário do que se pensa, a nossa blogosfera importa.


    Grande abraço Manel! Um prazer trabalhar ao teu lado.

    Jorge Rodrigues

    E um P.S. - Também espero que ganhes um troféu daqueles. Eu já tenho um, 'roubado' a ti :) Se precisares de ser 'guest star' nalgum estaminé (como se faz em Hollywood quando se quer ganhar um Emmy) para ganhares um troféu, o Dial P For Popcorn abre-te as portas ;)

    ResponderEliminar