domingo, 20 de novembro de 2011

Vamos ter que nos chatear?

DISCLAIMER: Eu sou competitivo. Bastante competitivo. E não tenho qualquer ligação familiar com um dos indivíduos referidos neste texto (acho eu), apesar de ambos partilharmos o mesmo apelido. E apenas sei aquilo que foi dito publicamente. Juro que tudo o que digo aqui é verdade e apenas e só o meu ponto de vista. Só não digo "So help me God" porque sou ateu. Não sei estatísticas individuais de posts, por isso tudo aquilo que escrevo aqui é uma análise a olho e meramente uma opinião pessoal sobre aquilo que devem ser os números estimados de visitas aos sites referidos.

Estou a escrever isto no seguimento dos textos que tenho lido em relação aos TCN Blog Awards, cuja gala de entrega de prémios - que eu vou apresentar, juntamente com o Jorge Rodrigues - terá lugar no dia 7 de Janeiro, pelas 15 horas, no Teatro Turim. Em Benfica. Lisboa. Portugal. Europa. Terra.

E porque é que escrevo isto?

Porque não gosto de guerras. Não gosto. Cinéfilos como vocês já deviam saber o resultado de todas as guerras. Se não sabem, vejam ou revejam o WarGames. Sim, aquele filme do computador que tanto joga o Jogo do Galo como um outro pequeno e irrelevante programa chamado Guerra TermoNuclear.

No ano passado, fui à entrega dos TCN Blog Awards na qualidade de espectador e de representante de um dos nomeados a Melhor Novo Blog: O Espalha Factos (nomeado pelo bom conteúdo, não pelo péssimo design que ostentava na altura). Um projecto no qual participei mal e porcamente, sim, mas do qual me orgulho todos os dias, nem que seja pelos amigos que ainda lá estão (e os que por lá já passaram). Se fiquei chateado quando disseram Dial P for Popcorn? Fiquei um bocado (sem ofensa Jorge, mas isto é verdade, fiquei). Porque lá está, sou competitivo. Não fiquei chateado por terem dito Dial P for Popcorn, fiquei chateado porque não disseram Espalha Factos. Só por isso. Mas tal como diz John Mellencamp em Jack and Diane, "life goes on".

O que eu vi por ali não foi competitividade. Foi alegria entre os nomeados. Foi ver malta com quem normalmente só contactamos pelo teclado ao vivo e a cores, a falarem directamente connosco, como se já nos conhecêssemos há anos, embora fosse a primeira vez que nos víssemos pessoalmente. Havia respeito, que é uma coisa que parece não existir na blogosfera, pelo que apareceu por aí nos últimos dias.

Nós por aqui somos todos iguais. Uns podem ter mais seguidores do que os outros, mas aquilo que dizemos fica para sempre por aqui, mesmo que o apaguemos. Isso torna-nos iguais. Ninguém é avô de ninguém nem de nada. Para haver respeito mútuo, essa é a primeira regra, não nos acharmos superiores porque estamos aqui há mais tempo. Podia dizer aqui que o David Fonseca (sim, o músico) é superior a todos nós, porque já tem blogs desde há mais de 10 anos. Foi dos primeiros bloggers portugueses. Mas digo isso? Não. E ele também não. Porque tem mais que fazer.

Se os TCN Blog Awards são mais um prémio de popularidade do que de qualidade? Sim e não. Sim, porque o que conta é o voto do povo. Quem tem mais votos, ganha. Mas algo que a blogosfera me ensinou é que a qualidade, por vezes, é reconhecida. O Ante-Cinema tem qualidade. O TV Dependente tem qualidade. E, segundo sei, são dois dos espaços mais visitados para cada uma das áreas em Portugal. Foram construindo uma base de seguidores fiéis. Isso, obviamente, vai-lhes aumentando o número de visitas. É recíproco. A outra forma de ganhar visitantes é a prostituição: Copiar artigos sobre a Casa dos Segredos de jornais ou revistas, por exemplo. Not cool, not original. Atenção, não estou a dizer que estes espaços não têm conteúdo original. Até podem ter. Mas não se destacam. Pelo menos na minha consideração.

E parem de se queixar que alguns não deviam estar lá e que outros deviam. Se os cerca de 100 bloggers tivessem respondido ou a grande maioria em vez de cerca de 30, as nomeações podiam ser muito diferentes. São estes os nomeados? Pronto. Achava que este ou aquele devia ter sido nomeado, acho que faz lá falta esta ou aquela. E parem de achar que a carapuça vos serve. Se dizem uma coisa, pode não ser sobre vocês. A não ser que tenha lá o vosso nome, aí sim, são vocês. Ou uma pessoa com o mesmo nome.

Parem de criar guerras desnecessárias. Vão fazer coisas mais úteis para a sociedade (o Chato tinha razão). Por exemplo, registem-se como Dadores de Medula Óssea. Parece que agora está na moda (porque antes do filho do Carlos Martins, não se falava muito disto, o que é triste). Passeiem. Vejam aqueles DVDs que compraram em promoção nos quiosques e que andam há que tempos a dizer que têm de ver e que nunca viram, passados dois anos depois. Arrumem o quarto. Arrumem a secretária. E as mesas de apoio.

Já agora, um pequeno aviso para os mais desatentos: Não há prémio monetário. Quanto muito, ganham uns DVDs, caso alguma editora se chegue à frente. Isto não são os prémios Worten.

A atitude do Miguel Reis (Knoxville) é bem intencionada. E já antiga. Já dura há sete anos (se juntarmos os TCN com os antigos Globos de Prata). Nunca houve conflitos, por aquilo que me lembro. Havia competição, sim, mas não andávamos por aí a chamar nomes uns aos outros.

Se tenho favoritos à conquista de prémios? Tenho. E vou estar a torcer por eles. São amigos, são ex-colegas, são pessoas a quem eu reconheço qualidade enquanto bloggers. Obviamente que vou estar a torcer por eles até ao momento em que forem revelados os vencedores.

O meu nome é Manuel Reis. Escrevi activamente sobre TV entre 2006 e 2008 no Hotvnews (que ganhou precisamente um Globo de Prata em 2007) e mais recentemente estive ligado ao Espalha Factos. Escrever sobre séries era uma paixão que tinha e que, por diversos factores, deixou de estar tão activa, embora ainda faça pequenos apontamentos no Twitter e no Facebook. Se não tivesse começado a escrever sobre séries em 2006, a minha vida, neste momento, não seria a mesma. Tipo Fringe e a história das timelines paralelas. Aquilo até está giro nesta temporada.

Não sou nenhum santinho e digo isso sem problemas. Fiz coisas erradas. A errar é que se aprende. Não estou por aí a fazer queixinhas nem a armar conflitos. Se não gostaram de alguma coisa do post, escrevam nos comentários, façam direitos de resposta, chamem-me nomes em grupos ultra-secretos no Facebook. Façam o que quiserem. Mas se há algo que eu não suporto nesta aldeia...

É a merda das guerras.

Dia 7 eu vou lá divertir-me. E tentar divertir-vos. Espero conseguir fazer isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário